Uma bela exposição que promete renovar a fé dos cristãos se encontra em Brasília até o dia 26 de dezembro. A famosa réplica do Santo Sudário, tecido que provavelmente envolveu o corpo de Jesus Cristo após sua morte, está no Gilberto Salomão, no Lago Sul. Além disso, outros objetos também estão expostos, como a coroa de espinhos que Cristo usou em sua paixão. Confira esse e outros detalhes dessa histórica exposição em entrevista com o padre Alexandre Paciolli, pároco da Paróquia de Guadalupe, na 311/312 sul, e responsável pela exposição.
Amigos da Imaculada: O que o visitante encontrará na exposição, além da réplica do Santo Sudário?
Padre Alexandre: Estarão reunidos objetos de diversas partes do mundo, entre eles: painéis interativos que ilustram e explicam de forma dinâmica as conclusões dos cientistas sobre o misterioso lençol de linho e o esforço por eles empreendido para entender como se formou a imagem do “Homem do Sudário”. A reconstituição artística em bronze do “Homem do Sudário”; o holograma completo da imagem sindônica produzido pelo cientista holandês Petrus Soons, além das réplicas dos flagelos, da coroa de espinhos e pregos, produzidas em Israel.
AI: Para o senhor, quem é o homem do Santo Sudário?
P.A: Jesus Cristo, pois o Sudário é o espelho do Evangelho. O Papa João Paulo II disse que a imagem presente no Sudário é tão profunda quanto os Evangelhos narram a respeito da paixão e morte de Jesus.
AI: O senhor acre dita que as pessoas renovam a fé ao visitarem esta exposição? Por quê?
P.A: Sim, pois ao contemplar o sofrimento de Jesus Cristo compreendemos a imensidão do amor de Deus por nós e não podemos ficar indiferentes diante da realidade apresentada pelo Sudário.
AI: Qual a importância de receber a exposição aqui em Brasília?
P.A: Brasília é o coração do Brasil, e não podia perder a oportunidade de receber uma exposição de tão grande riqueza histórica e científica. Pessoas de diversas partes do Brasil já passaram pela exposição, o que demonstra a tradição cultural da cidade, além de proporcionar aos visitantes uma experiência real do amor de Cristo, que entregou a sua própria vida por nós em sacrifício pela nossa salvação.
AI: Qual a importância desta réplica para a Igreja Católica no Brasil e no mundo?
P.A: O Sudário é uma relíquia da Igreja Católica e poucos cristãos têm acesso, pois o tecido original é exposto em Turin (Itália) apenas em ocasiões especiais, e por isso, ainda é muito desconhecido pela maior parte dos cristãos. A exposição traz a oportunidade para os brasileiros de conhecer essa peça tão misteriosa e rica em verdades, proporcionando aos cristãos uma experiência de Cristo chagada e Cristo ressuscitado.
AI: Faça um convite aos que ainda não foram visitar a exposição
P.A: Venha descobrir o mistério do Sudário, esse pedaço de linho mais estudado da história, no Centro Comercial Gilberto Salomão (QI 5 Lago Sul) diariamente das 10h às 22h até o dia 26 de dezembro. Mais informações pelo telefone: 3364 1663.