segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Um convite às crianças!

No mês em que comemoramos o Dia das Crianças (12/10), decidimos apresentar as pastorais da Paróquia com atividades voltadas para os pequenos. É uma boa oportunidade para os pais conhecerem e incentivarem os filhos a participar.


Coral Infantil

O Coral “Filhos da Imaculada” iniciou as atividades em março de 2010 e conta com a participação de 30 crianças, sendo a maioria meninas com idade entre 6 e 12 anos. De acordo com a coordenadora, Renata Rodrigues, o coral tem fundamental importância para o incentivo à participação das crianças e de suas famílias na Paróquia, pois é a forma de colocá-las a serviço da Igreja e da comunidade desde pequenos.

Durantes os ensaios, que acontecem aos sábados às 15hs, as crianças aprendem técnicas de respiração, expressão vocal e facial, expressão corporal, vocalizes e noções de teoria musical, além de ensaiar as músicas litúrgicas para cantar no 4º domingo de cada mês, sempre na missa das 9hs.

O único pré-requisito para participação no grupo é a vontade de cantar porque gosta, e não por imposição dos pais. Quem deseja participar do Coral, basta procurar a Renata ou Cleudivan, aos sábados às 15hs na Paróquia.


Grupo dos Coroinhas e Acólitos

Ao todo, 38 coroinhas e 15 acólitos participam da liturgia na Paróquia. A diferença está na idade: enquanto os coroinhas são crianças (7 a 14 anos) os acólitos são adolescentes e jovens (14 a 25 anos). O Papa João Paulo II se pronunciou a respeito da importância dos coroinhas e acólitos dentro da Liturgia. “Cuidai especialmente dos coroinhas, que são como um “viveiro” de vocações sacerdotais. Através do serviço do altar cada um deles aprende a amar cada vez mais o Senhor Jesus e descobrem a beleza da liturgia”.

A função do coroinha e do acólito é garantir maior dignidade ao Culto Eucarístico e Litúrgico por meio de um serviço organizado e capacitado, ao mesmo tempo em que busca oferecer àqueles que a ele se integrarem formação humana e cristã adequada à sua realidade de vida e idade.

De acordo com o responsável pelo grupo, Diácono Antônio Cleidivan, para ser um bom coroinha e acólito é necessário responsabilidade. Os meios utilizados na busca deste e de outros objetivos são os seguintes: reuniões periódicas de formação, cursos especiais de capacitação, retiro espiritual anual, direção espiritual, confissão freqüente, recreação e lazer.


Pastoral da Criança

Fundada há 27 anos, no Paraná, pela médica Zilda Arns, a Pastoral da Criança é mais um elo de amor, fé, compromisso e cidadania que une milhares de pessoas em todo o Brasil e em outros 19 países. Em nossa Paróquia, não é diferente: apesar do número pequeno de membros (apenas quatro), são muitos os frutos conquistados.

De acordo com as coordenadoras Cristina Maria e Elizete Silva, todo mês são realizadas visitas nas casas de 35 crianças cadastradas e nas casas das gestantes. O objetivo é levar a palavra de Deus, além de informações sobre saúde, dicas de alimentação, cidadania, segurança, entre outros. Outra atividade que a pastoral realiza é a “Celebração da Vida” com as mães e crianças assistidas, sempre no último sábado do mês no Salão Paroquial. Durante o evento, são realizadas palestras, orações, brincadeiras, lanches e a verificação do peso.

Para quem deseja ser membro da Pastoral ou quer ser uma mãe ou criança assistida, basta deixar o nome e telefone na secretaria da Paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome e email para que possamos te cadastrar em nossa lista!