sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Filhos são o centro das discussões no terceiro dia da Semana da Vida

Os filhos foram o foco do terceiro dia da Semana da Vida.  O tema “Filhos, dom da vida” foi abordado pela Dra. Lenise Garcia, Professora do instituto de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) e presidente do Movimento Brasil sem aborto. Dra. Lenise parabenizou a iniciativa da Paróquia Imaculada Conceição e afirmou que momentos como aquele são muito importantes. “É fundamental que se discutam temas como estes, pois não basta ser contra o aborto, é preciso que o cristão tenha uma opinião formada e com argumentos”, afirmou Dra. Lenise.

No primeiro momento, a palestrante abordou a importância dos católicos serem protagonistas da globalização, citando palavras do papa Bento XVI. Lenise falou também sobre as propostas do documento de Aparecida quanto às ações de campanha contra o aborto. Dra Lenise deixou claro aos presentes que o aborto faz duas vítimas: a criança e a mãe.

Nesse sentido, foi exposto o programa “Operação Raquel”, que foi criado pelo Cardeal O’Connor, em Nova Iorque. O Cardeal começou o trabalho reunindo um grupo de leigos para atender mulheres que passavam pelo pós-aborto. No Brasil, a Operação é realizada por meio dos Centros de Ajuda à Mulher (CAM). O Centro oferece apoio e misericórdia às mulheres que passaram pelo processo do aborto. A maioria delas sofre uma síndrome pós-aborto, algumas sonham com crianças chorando, outras sentem incapacidade de perdoar a si mesma, tendência suicida, depressão. “Mas é preciso deixar claro que devemos ser misericordiosos sim, mas sem abusos”, esclarece Dra. Lenise.

O trabalho dos CAMs está se expandindo no mundo. Só no México são 45 unidades espalhadas pelos estados. Estima-se que mais de cem mil crianças foram salvas. No Brasil, por enquanto, existe um CAM, localizado em Jacareí-SP. Uma forma de chamar a atenção das mulheres que pretenderiam fazer um aborto é espalhando anúncios do tipo “Gravidez indesejada? Procure-nos”. Desta forma, as mulheres se dirigiam aos CAMs achando que eram clínicas de aborto, mas se surpreendiam com o atendimento de uma assistente social que as encaminhava para um exame de ultrassom. “Ao ouvir o coração em seu útero, 90% delas desistiam”, relata a palestrante.

Por fim, a convidada comentou a campanha “A vida depende do seu voto”, realizada nestas eleições. Acessando o site www.brasilsemaborto.com.br é possível ter acesso aos nomes dos candidatos que se declaram a favor da vida.

O encontro foi finalizado com a interação do público, que fez perguntas à palestrante.

Um comentário:

  1. Ei pessoal...vamos atualizar o Flirck né...não da pra esperar as fotos do mural na igreja..vai demorar...coloquem da semana da vida aí..please...

    ResponderExcluir

Deixe seu nome e email para que possamos te cadastrar em nossa lista!