quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Novena da Padroeira

O dia da nossa Padroeira Imaculada Conceição é 08 de dezembro. E para comemorar essa data tão importante foi realizada a Novena da Padroeira entre os dias 30 de novembro e 08 de dezembro. Diversos padres participaram das celebrações e deram catequeses muito interessantes sobre Nossa Senhora. Confira!



1º dia

O Pároco Ederivaldo Guerra Santos, da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, na Asa Norte, abriu a Semana da Padroeira. Ele ressaltou durante a homilia a importância de fazer a vontade de Deus, pois a graça acontece quando estamos na presença do Senhor, assim como Maria estava. Destacou que muitas vezes não recebemos as bênçãos devido aos nossos pecados, e que para viver as maravilhas de Deus é imprescindível orar e segui-lo. Por fim, convocou a todos para pedir uma graça a Maria durante a novena, pois contou que se converteu depois das orações de sua mãe a Nossa Senhora.


2º dia

A santidade de Maria foi o tema mais abordado durante a homilia do Padre Alexandre Pacciolli, da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na Asa Sul. De acordo com o pároco, a santidade deve ser um compromisso de vida do católico e o melhor modelo é Maria. “Nossa Senhora é o exemplo da santidade perfeita, por essa razão, devemos entender os dogmas marianos e contemplá-la constantemente em nossa vida de oração”, ressaltou. Ao final, o padre contou a experiência que teve com Nossa Senhora aos 13 anos. Disse que na época sofreu um acidente e estava em estado grave no hospital quando recebeu a visita de “uma mulher muito bonita e pura”. Disse que depois dessa visão ficou curado e saiu do hospital. “Tenho certeza que Maria visitou-me naquele dia e hoje ela também quer visitar o coração de cada um de nós”, finalizou o Padre.


3º dia

“Em Maria, Deus realiza o homem que ele sempre quis”. Essa foi a frase utilizada pelo Padre Valdeir, da CNBB, para enfatizar que Nossa Senhora nasceu no mundo, porém não conheceu o pecado, e por não conhecer o pecado tornou-se um sonho de Deus. Apesar de não terem conhecido o pecado, o Padre explicou que Maria e Jesus sofreram, mas que esse sofrimento pelo Senhor significa perfeição. Por fim, explicou que a missão de Nossa Senhora na história da salvação é ser mãe de Deus, santa, pura e Imaculada. E fez um convite a todos os presentes para também sermos santos, puros e imaculados.


4º dia

No quarto dia da novena da Padroeira os fiéis vieram em procissão e encheram a casa do Senhor de alegria. Meditando a humildade de Maria, os paroquianos puderam clamar à Virgem Santíssima os dons e a graça do Espírito Santo.

O celebrante da missa, Padre Cássio, da Paróquia Santa Maria dos Pobres, no Paranoá, ressaltou que tudo que Deus coloca em nossas vidas é em função de um bem maior e, por essa razão, precisamos ver os problemas com os olhos da fé. “Devemos pedir a Jesus e a Maria coragem para carregar a nossa cruz, pois ela nos levará a salvação”, reiterou o Padre.


6º dia

O novo presbítero, Antônio Cleidivan, celebrou a sua primeira missa na Paróquia durante a novena da Padroeira. Durante a homilia ele ressaltou a importância de Nossa Senhora na sua caminhada como seminarista e diácono. Disse que sempre faz orações a Maria e que ela intercede pela nossa conversão. Por fim, o Padre destacou que ser santo é pecar, mas reconhecer-se como pecador e voltar a Deus.




8º dia

No penúltimo dia da novena da padroeira, 7/12, a missa foi celebrada pelo Padre Willames N. Fernandes, da Paróquia São Pedro e São Paulo (EQNM 34/36). Na missa, Pe Willames enfatizou a riqueza da liturgia. Além de ser dia de Santo Ambrósio, Doutor da igreja, o evangelho do dia foi a parábola da ovelha perdida. “A ovelha é o animal mais fiel ao homem, ele segue o seu pastor aonde ele vai”, explicou Pe. Willames. Diante do evangelho proclamado, ele lançou uma reflexão aos fiéis: “Quem de nós já experimentou estar perdido e depois ser encontrado? Deus não se cansa de nós, ele é infatigável. Ele até permite que experimentemos o mundo, mas continua nos buscando, porque ele nos conhece e sabe das nossas fraquezas e feridas”, destacou o Padre. Além disso, ressaltou que Maria foi “a ovelha das ovelhas”, pois permaneceu fiel a vontade de Deus do início ao fim.


9º dia
No último dia da novena, o Padre Lázaro, que é Doutor nos estudos sobre Maria, celebrou a Eucaristia e explicou a importância de Nossa Senhora na história da salvação, além do fato de ela ter nascido sem o pecado original, ou seja, imaculada. A missa também foi marcada pela animação da banda Maranatha e a belíssima coroação da imagem da Imaculada Conceição feita pelas crianças da Paróquia. Ao final, houve queima de fogos e uma confraternização no salão, com a participação da comunidade. Uma festa digna para homenagear a Nossa Padroeira!

Um comentário:

Deixe seu nome e email para que possamos te cadastrar em nossa lista!