segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cobertura fotográfica da Semana da Vida

Confira as fotos dos trabalhos da Semana da Vida que aconteceu na última semana na Paróquia Imaculada Conceição. 



Casais dão testemunhos durante Vigília pela vida

A vigília pela vida realizada no sábado (23/10) foi marcada por testemunhos de casais que enfatizaram a importância da família. O primeiro casal a falar foi Paulo Fernando e Rebeca, casados há nove anos, os dois participam do Pró-Vida e levam a frente um projeto em defesa da vida. Tudo começou há muitos anos atrás, quando uma namorada de Paulo Fernando se suicidou ainda adolescente por descobrir que estava grávida. Após o trauma, ele sentiu a necessidade de criar uma instituição em defesa da mulher.

Assessor parlamentar, Paulo Fernando falou sobre os projetos em tramitação na Câmara dos Deputados contra e a favor da vida. Entre os negativos estão o projeto de lei 1135/91 sobre a descriminalização do aborto; outro que permite que mulheres aidéticas grávidas abortem e um terceiro que autoriza a esterilização (laqueadura e vasectomia) a partir dos 21 anos. Depois de anos contra essas propostas citadas, Paulo Fernando percebeu a necessidade de lutar pelos projetos positivos, como, por exemplo, a instituição de uma semana de esclarecimento a respeito do aborto nas escolas públicas; a proibição de cenas de sexo na televisão e a obrigação de pagamento de impostos por parte da indústria pornográfica, já que atualmente ela é isenta de tributos.

Após o testemunho do primeiro casal, foi apresentada uma peça teatral do grupo Anuncia-me da Paróquia sobre uma mãe que desiste de fazer um aborto. Na sequência, o casal Paulo e Márcia Tominaga deu um testemunho sobre o filho deles, Filipe, que nasceu anencéfalo (com alteração na formação cerebral). Márcia contou ter tido uma gestação tranqüila, mas com muitas crises de choro e também com questionamentos sobre o porquê daquela situação. Ao nascer, Filipe ficou vivo durante 20 minutos e foi batizado. Depois de receber o bebê nos braços, Márcia disse que o amava muito. O pai da criança, Paulo, afirmou que aquele era o projeto de Deus para suas vidas e o mais importante não é a criança vir com saúde, mas sim ser amada e aceita pela família em qualquer situação. Atualmente o casal tem quarto filhos e luta contra uma ação no Supremo Tribunal Federal para liberar o aborto de anencéfalos.

O último casal a dar o seu testemunho foi Francisco e Andréia, que tem 10 filhos. Eles participam do caminho neocatecumenal e deixaram Curitiba para viver uma missão de evangelização em Brasília (P.Sul). Francisco disse que era empresário e abandonou toda uma vida de conforto para ser missionário. “Antes eu tinha bens e um bom salário, mas sou muito mais feliz agora, pois Jesus Cristo tem providenciado e feito tudo por minha família”, destacou.

Durante a Celebração da Palavra, o Padre Marcos ressaltou que muitas pessoas têm medo de ter filhos, pois pensam que isso atrapalhará suas vidas. “Um filho não é um problema. A vida vale por si mesma e é preciso defendê-la. O cristão deve lutar até o fim para defender esse direito”, concluiu o Padre. Após a celebração, houve uma procissão em favor da vida e a noite terminou com adoração e benção do Santíssimo. Uma noite muito maravilhosa!

sábado, 23 de outubro de 2010

Música pela vida

Música para celebrar a vida. No quarto dia de atividades da Semana da Vida, cinco músicos da Paróquia (Danúbia, Danielle, Paulo, Vanderley e Flávio) promoveram um concerto para celebrar esse dom tão precioso que Deus nos deu: a nossa vida! Foram executadas 12 canções, tais como Over the rainbow, fields of gold, dust in the wind, entre outras. A última música a ser apresentada foi Ave Maria, em homenagem a Nossa Senhora, sacrário da vida, e a todas as mães e paroquianos presentes.


Ao término de cada apresentação, os músicos eram bastante aplaudidos pela comunidade, inclusive crianças, que acompanharam atentamente todo o concerto. O Padre Marcos ressaltou a importância da arte como dom de Deus e uma forma de nos colocar em contato com o divino. Ao final, os músicos relataram que tiveram um mês de muito ensaio e agradeceram a oportunidade de falar da vida através da música. Sem dúvidas foi uma apresentação muito bela, que enriqueceu ainda mais a nossa Semana. O quinteto está de parabéns!


Composição do quinteto:

Violinos: Danúbia e Danielle
Violões: Paulo e Vanderley
Violoncelo: Flávio

Sessão de cinema na Semana da Vida

Olhos atentos, silêncio, picoca e guaraná, a combinação perfeita para uma boa sala de cinema. Foi neste clima que a comunidade da paróquia Imaculada Conceição conferiu a reprodução do filme "Bella" no quarto dia de atividades da Semana da Vida.

Bella é dirigido por Alejandro Gomez Monteverde estrelado pelo ator mexicano Eduardo Verastegui e Tammy Blanchard.

O filme conta a história de uma jovem camareira solteira que vive na cidade de Nova York, fica engravida, perde o emprego e luta contra a decisão de conservar ou não seu bebê. Enquanto isso, conhece um chef de cozinha latino, que sofreu uma tragédia no passado, e que representa talvez a única pessoa em sua vida que realmente cuida dela.

Através desta amizade, a redenção de ambos os personagens se vai elevando com intensa emotividade, no marco de uma família acolhedora e de circunstâncias que vão mostrando a formosura da vida quando se vive com esperança. Com fotografia e cenários magníficos, o filme esbanja produção e talento, retratando sem duplo sentido uma história de amor e respeito a vida.

Convertido ao Catolicismo, o "galã" hollyoodiano, Eduardo Verastegui é o mais novo ativista pró vida. Além de desenvolver um trabalho cristão e social, Eduardo se propôs a usar seus talentos em prol do reino de Deus. A Igreja Católica tem apoiado a iniciativa de Eduardo Veristagui.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Filhos são o centro das discussões no terceiro dia da Semana da Vida

Os filhos foram o foco do terceiro dia da Semana da Vida.  O tema “Filhos, dom da vida” foi abordado pela Dra. Lenise Garcia, Professora do instituto de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) e presidente do Movimento Brasil sem aborto. Dra. Lenise parabenizou a iniciativa da Paróquia Imaculada Conceição e afirmou que momentos como aquele são muito importantes. “É fundamental que se discutam temas como estes, pois não basta ser contra o aborto, é preciso que o cristão tenha uma opinião formada e com argumentos”, afirmou Dra. Lenise.

No primeiro momento, a palestrante abordou a importância dos católicos serem protagonistas da globalização, citando palavras do papa Bento XVI. Lenise falou também sobre as propostas do documento de Aparecida quanto às ações de campanha contra o aborto. Dra Lenise deixou claro aos presentes que o aborto faz duas vítimas: a criança e a mãe.

Nesse sentido, foi exposto o programa “Operação Raquel”, que foi criado pelo Cardeal O’Connor, em Nova Iorque. O Cardeal começou o trabalho reunindo um grupo de leigos para atender mulheres que passavam pelo pós-aborto. No Brasil, a Operação é realizada por meio dos Centros de Ajuda à Mulher (CAM). O Centro oferece apoio e misericórdia às mulheres que passaram pelo processo do aborto. A maioria delas sofre uma síndrome pós-aborto, algumas sonham com crianças chorando, outras sentem incapacidade de perdoar a si mesma, tendência suicida, depressão. “Mas é preciso deixar claro que devemos ser misericordiosos sim, mas sem abusos”, esclarece Dra. Lenise.

O trabalho dos CAMs está se expandindo no mundo. Só no México são 45 unidades espalhadas pelos estados. Estima-se que mais de cem mil crianças foram salvas. No Brasil, por enquanto, existe um CAM, localizado em Jacareí-SP. Uma forma de chamar a atenção das mulheres que pretenderiam fazer um aborto é espalhando anúncios do tipo “Gravidez indesejada? Procure-nos”. Desta forma, as mulheres se dirigiam aos CAMs achando que eram clínicas de aborto, mas se surpreendiam com o atendimento de uma assistente social que as encaminhava para um exame de ultrassom. “Ao ouvir o coração em seu útero, 90% delas desistiam”, relata a palestrante.

Por fim, a convidada comentou a campanha “A vida depende do seu voto”, realizada nestas eleições. Acessando o site www.brasilsemaborto.com.br é possível ter acesso aos nomes dos candidatos que se declaram a favor da vida.

O encontro foi finalizado com a interação do público, que fez perguntas à palestrante.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O drama do aborto

Com o tema “O drama do aborto”, a médica Marli Virginia explicou no segundo dia de palestras a importância da vida humana como um dom de Deus. Antes de entrar no tema, a médica lembrou que em 2007, durante uma missa pelas crianças abortadas no México (país onde o aborto é legalizado), aconteceu um milagre na Basílica de Guadalupe: a imagem de Nossa Senhora começou a ficar apagada e uma luz forte saiu do seu ventre, era a representação de uma imagem de um bebê de oito meses. Fotógrafos do mundo inteiro estudaram a imagem e comprovaram que não se tratava de um flash de máquina. Com esse milagre, a palestrante ressaltou a pureza do ventre materno, lugar sagrado onde a vida é gerada. Nesse contexto, a mãe também tem papel fundamental, ela é o sacrário da vida. “Sem a mulher, o homem é estéril. A vida continua porque a mulher carrega o filho, assim como Maria carregou Jesus”, enfatizou. 

Segundo Marli, o aborto é a interrupção da gravidez em qualquer idade gestacional, com a intenção de eliminar o feto. Assim, não há diferenças entre realizar um aborto com poucas semanas de gravidez ou em estágio avançado, pois a vida existe a partir do momento em que um espermatozóide se une a um óvulo, o chamado embrião unicelular. “Da mesma forma, não há diferença nenhuma entre matar um feto e uma criança já grande. Trata-se do mesmo crime. É um assassinato”, destacou a médica. 

No mundo todo, existem movimentos contra e a favor do aborto. Um exemplo é uma advogada ativista colombiana que reitera que o aborto não é um problema religioso, mas sim de saúde pública. “Ela faz essa afirmação, pois conhece a força da Igreja Católica e sabe que se calar voz da Igreja, a questão do aborto será vencida. No entanto, o aborto é assunto religioso sim, pois quem deu a vida foi Deus. É uma questão moral e religiosa”, disse Marli. Outro exemplo é o movimento “Católicas pelo direito de decidir”, fundado por uma ex-freira que não tem religião, mas tenta confundir as católicas com uma apologia ao aborto. 

Ao longo da palestra, foram projetadas imagens fortes de crianças abortadas, mas também imagens alegres, como a de mulheres no Congo que foram vítimas de violência sexual, porém tiveram os seus filhos mesmo assim. “Quando não falta o amor de mãe existe uma família feliz. O filho é um presente de Deus, mesmo em condições difíceis de sobrevivência”, afirmou a palestrante. 

Além do aborto propriamente dito, foi abordada a questão de mulheres que utilizam os métodos anticonceptivos, como pílula anticoncepcional, DIU, injeções, e acabam impedindo o nascimento de muitas crianças. “É um tipo de aborto feito sem nenhum peso na consciência, é o não querer os nossos filhos, ainda não nascidos”, argumentou. 

A palestra, que teve início por volta das 20h45 terminou às 10h20, com uma grande participação da comunidade, pois o salão paroquial ficou praticamente lotado. Não há dúvidas de foi uma palestra bastante enriquecedora e esclarecedora. Ficou a certeza de que apenas Deus pode dar e tirar a vida.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Semana da Vida começa seus trabalhos

No primeiro dia de programação da Semana da Vida, a paróquia Imaculada Conceição sedia uma discussão sobre a pessoa do Pai. Para falar sobre o assunto, foram convidados: o historiador Reinaldo Córdova, a educadora Maria Lúcia, a psicóloga Selma e o advogado José Machado. A mesa foi moderada pelo padre Marcos Luís, pároco da paroquia. No salão paroquial e com quase todas as cadeiras ocupadas, as atividades do dia foram iniciadas com o vídeo Juventude Masculina de Atibaia, que trata da perda do paternalismo dos tempos modernos.

Após a apresentação e abertura da mesa, o historiador Reinaldo Córdova é convidado a fazer a primeira explanação sobre o conceito de paternidade em seu campo de pesquisa. De forma contextualizada, ele traçou a história da construção do processo de criação do conceito de paternidade, desde as primeiras relações existentes nas antigas cidades Atenas e Esparta (entre 431 e 404 a.C.) até a paternidade terrena de Jesus. Reinaldo Córdova afirmou ainda que nosso modelo familiar é influencia da família de Nazaré, que, por sua vez, seguiam as tradições e os costumes judaicos.

Com pontos convergentes ao tratado pelo historiador, a educadora Maria Lúcia segue a conversa acrescentando à mesa a importância da pessoa do Pai no processo de Educação dos filhos. Para ela, a escola tem o papel de passar aos alunos: ensinamentos, estudos e habilidades, deixando aos pais o papel de demonstrar e aplicar os valores de pessoa humana. “É muito comum os pais abrirem mão do papel de educar. Há pais que falam muito e fazem pouco”, afirmou a professora.

Entre os temas mais citados e discutidos na mesa, estão a presença do Pai na formação da personalidade da criança e em seu processo educacional, que, em consenso de todos, é o ponto primordial para evitar os problemas que encontramos na juventude da atualidade. Com este gancho, a psicóloga Selma, aproveitou para enfatizar a importância paterna desde o período gestacional, passando pela fase infantil, adolescência, à fase adulta dos filhos.

A psicóloga enumerou como consequências da aproximação pai e filhos: a ajuda na formação da personalidade da criança, a identificação sexual, a adaptação na sociedade e o conhecimentos dos limites dos jovens. Ela concluiu sua fala afirmando que é importante que seja estabelecido um elo afetivo entre pais e filhos, o diálogo e o respeito à hierarquia familiar.

Em sua vez, o advogado José Machado aproveitou sua explanação para levantar as questões que envolvem a entidade familiar nos processos jurídicos. Entre os diversos temas citados, ele enumerou o divórcio como o tema mais delicado e importante para a ser tratado. Para o advogado, não é possível ter uma sociedade sólida sem um casamento sólido. Ele defendeu que a humanidade desvaloriza a família apoiada nas legislações que influenciam o desmanche desta entidade. “A lei civil é necessária para a harmonia terrena, mas ela deve estar em consonância com a lei divina”, disse José Machado. O advogado disse ainda que a comunidade católica não deve se apoiar no mundo a ponto de esquecer os princípios do cristianismo.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Programação - Semana da Vida

Semana da Vida e Dia do Nascituro


Entre os dias 17 e 24 de outubro celebraremos a Semana da Vida e Dia do Nascituro na nossa Paróquia. Será uma oportunidade para colocar em evidência o valor desse dom precioso que recebemos de Deus.
O Dia do nascituro e a Semana da Vida foram aprovados e constituídos durante a Assembléia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil, em agosto de 2005. O objetivo é ressaltar o valor sagrado da vida humana e da dignidade, além de destacar que ela é o fundamento sobre o qual se apóiam todos os demais valores. Do mesmo modo celebra-se o nascituro, porque ele é aquele ser humano que está no ventre materno antes que a mãe lhe dê à luz e merece ser respeitado na sua integridade.
Em várias Paróquias do país serão realizadas atividades para celebrar a Semana da Vida durante o mês de outubro. Neste ano o tema é: “Vida, ecologia humana e meio ambiente”, devido à importância destacada pelo Papa João Paulo II de respeitar as águas dos rios, as florestas, as espécies animais e o ar. Segundo a carta encíclica do Papa João Paulo II, Centesimus Annus, devemos entender que é necessário respeitar limites quando se trata da existência humana. A ecologia humana significa uma atenção para preservar a dignidade. Para preservar especificamente o humano do homem. Para que o homem não vire um animal, onde se devora um ao outro.
Na nossa Paróquia, a Semana da Vida será celebrada de uma maneira muito especial: terá início no dia 17 de outubro, na missa das 19hs, e encerrará no dia 24 de outubro, também na missa das 19hs. Durante toda a semana, as missas começarão às 19h30 com a oração das vésperas cantadas. Logo após as eucaristias, serão realizadas atividades no Salão Paroquial, tais como palestras, com convidados especiais do Pró-Vida, filmes, teatro, espetáculos de mágica, painéis, etc. Em cada dia da semana serão abordados temas importantes relacionais à família como, por exemplo, Mãe: Sacrário da Vida, Avôs: Experiência de Vida e Família Cristã: Defensora da Vida. No sábado (23/10), haverá uma Vigília pela Vida, com música e animação, testemunhos de famílias cristãs, liturgia da palavra, projeção das palavras de Bento XVI e João Paulo II a favor da vida e da família cristã e, por fim, procissão e benção com o Santíssimo Sacramento. A Semana terminará no dia 24/10 na missa das 19hs e, logo depois, haverá a apresentação da peça teatral “A Bela e a Fera”. Não deixe de participar!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Festa de Nossa Senhora Aparecida 2010

Desde 1717, quando a Imagem de Nossa Senhora da Conceição apareceu nas redes de três pescadores, às margens do Rio Paraíba, a devoção à Mãe de Deus sob o título de Virgem Aparecida é cada vez maior, expressando a grande confiança que o povo brasileiro tem na mediação maternal de Maria junto a seu filho Jesus Cristo.

Essa devoção tornou-se tão forte em todo o País que, em 8 de setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a Imagem foi solenemente coroada e proclamada como Rainha do Brasil. A partir de então, a Imagem passou a usar oficialmente a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, e o manto azul-marinho. O título foi confirmado mais tarde, em 1930, quando o Papa Pio XI proclamou a Virgem Aparecida Padroeira do Brasil. Ao longo desses anos são inúmeras as graças e milagres concedidos por Deus em favor do povo brasileiro mediante a intercessão de Maria Santíssima.

Nossa Senhora foi também escolhida para ser Padroeira de Brasília, ainda à época da construção da cidade, uma vez que a devoção à Virgem sintetiza muito bem a fé de todas as pessoas que para cá vieram. A Imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou aqui no dia 3 de maio de 1957, após ter visitado todas as capitais brasileiras. No cinqüentenário de nossa cidade e de nossa Arquidiocese, queremos junto com Nossa Senhora Aparecida agradecer a Deus pelos imensos benefícios e, em especial, pelo XVI Congresso Eucarístico Nacional aqui realizado.

Neste 12 de outubro, a imagem de Nossa Senhora Aparecida estará exposta durante todo o dia no altar na Esplanada dos Ministérios para que os fiéis possam realizar suas orações, cumprir suas promessas e ofertar flores em honra à Virgem Santíssima.

Programação:

2 a 11 de outubro
Novenário em preparação para a Festa

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
12h15 – Santa Missa (segunda a sexta-feira)
13 às 15h – Adoração ao Santíssimo Sacramento (segunda a sexta-feira)
19h – Santa Missa (segunda a sexta-feira)

Dia 06 - Bem-aventurada Virgem Maria, saúde dos enfermos - Frei Josué
Dia 07 - Bem-aventurada Virgem Maria, causa da nossa alegria
Dia 08 - Santa Maria, mãe do Senhor - Pe. Norbey
Dia 09 - Nossa Senhora e a equipe de trabalho - Monsenhor Marcony
Dia 11 - Santa Maria, Rainha e mãe de misericórdia - Pe. Cristiano e Eureka


12 de outubro (terça-feira)

Das 9 às 20h30
Esplanada dos Ministérios, no gramado em frente à Catedral

Manhã
9h – Missa das Crianças e Coroação de Nossa Senhora Aparecida
Programação especial para as crianças até as 13h

Tarde
13h – Ofício de Nossa Senhora
13h30 – Rosário Meditado e início da grande concentração popular
15h – Homenagem dos Jovens à Santa Mãe de Deus
16h30 – Preparação para a Santa Missa
16h45 – Saída do Clero da Catedral para o altar da celebração
17h – Santa Missa presidida por Dom João Braz de Aviz e concelebrada por todo o Clero da Arquidiocese
Após a Santa Missa, Solene Procissão com a imagem da Padroeira e bênçãos para os doentes, governantes e famílias

Encerramento com espetáculo de fogos de artifício

Barracas de Alimentação: Durante o dia haverá atendimento ao público em geral e aos romeiros de outras cidades.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dia das crianças é dia de sorvete na Imaculada

No mês em que comemoramos o dia das crianças, a paróquia Imaculada Conceição homenageia todas  as sementes cristãs de nossa comunidade! Participe você também da comemoração que terá muito sorvete, brinquedos, brincadeiras e muito mais!

Será no doimingo, dia 10 de outubro a partir das 14hs, na praça em frente a paróquia.

Traga a sua criança e faça parte desta festa!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Da Carta a todos os fiéis, de São Francisco de Assis (Séc. XIII)

Devemos ser simples, humildes e puros

O Pai Altíssimo anunciou a vinda do céu do tão digno, tão santo e glorioso Verbo do Pai, através de seu santo, Gabriel, à santa e gloriosa Virgem Maria, em cujo seio recebeu a verdadeira carne de nossa humanidade e fragilidade. Ele quis, no entanto, sendo incomparavelmente mais rico, escolher a pobreza junto com a sua santíssima mãe. Nas vésperas de sua paixão, celebrou a Páscoa com os discípulos. Depois, orou ao Pai dizendo: Pai, se for possível, afaste-se de mim este cálice (Mt 26,39).

Pôs, contudo, sua vontade na vontade do Pai. E a vontade do Pai era que seu Filho bendito e glorioso, dado a nós e nascido para nós, se oferecesse em sacrifício e vítima no altar da cruz, pelo seu próprio sangue. Sacrifício não para si, por quem tudo foi feito, mas por nossos pecados, deixando-nos o exemplo para lhe seguirmos as pegadas (cf. 1Pd 2,21). E quer que todos nos salvemos por ele e o acolhamos com coração puro e corpo casto.

como são felizes e benditos aqueles que amam o Senhor e fazem o que o mesmo Senhor diz no evangelho: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e ao próximo como a ti mesmo! (Lc 10,27). Amemos, portanto, a Deus e adoremo-lo com coração puro e mente pura porque, acima de tudo, disto está ele à procura e diz: Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade (Jo 4,23). É necessário que todos que o adoram, o adorem no espírito da verdade. E dia e noite elevemos para ele louvores e orações, dizendo: Pai nosso que estás nos céus (Mt 6,9); porque é preciso orar sempre e não desfalecer (cf. Lc 18,1).

Além disto, produzamos dignos frutos de penitência (cf. Mt 3,8). E amemos os próximos como a nós mesmos. Tenhamos caridade e humildade e façamos esmolas, já que estas lavam as almas das nódoas dos pecados. Os homens perdem tudo o que deixam neste mundo. Levam consigo somente a paga da caridade e as esmolas que fizeram: delas receberão do Senhor o prêmio e a justa recompensa.

Não nos convém sermos sábios e prudentes segundo a carne, mas temos antes de ser simples, humildes e puros. Jamais desejemos ficar acima dos outros, mas prefiramos ser servos e submissos a toda criatura humana, por causa de Deus. Sobre todos os que assim agirem e perseverarem até o fim repousará o Espírito do Senhor e fará neles sua casa e mansão. Serão filhos do Pai celeste, pois fazem suas obras, e são esposos, irmãos e mães de nosso Senhor Jesus Cristo.

Segunda Leitura do Próprio dos Santos da Liturgia das Hora

Fonte: Arquidiocede de Brasília

Um convite às crianças!

No mês em que comemoramos o Dia das Crianças (12/10), decidimos apresentar as pastorais da Paróquia com atividades voltadas para os pequenos. É uma boa oportunidade para os pais conhecerem e incentivarem os filhos a participar.


Coral Infantil

O Coral “Filhos da Imaculada” iniciou as atividades em março de 2010 e conta com a participação de 30 crianças, sendo a maioria meninas com idade entre 6 e 12 anos. De acordo com a coordenadora, Renata Rodrigues, o coral tem fundamental importância para o incentivo à participação das crianças e de suas famílias na Paróquia, pois é a forma de colocá-las a serviço da Igreja e da comunidade desde pequenos.

Durantes os ensaios, que acontecem aos sábados às 15hs, as crianças aprendem técnicas de respiração, expressão vocal e facial, expressão corporal, vocalizes e noções de teoria musical, além de ensaiar as músicas litúrgicas para cantar no 4º domingo de cada mês, sempre na missa das 9hs.

O único pré-requisito para participação no grupo é a vontade de cantar porque gosta, e não por imposição dos pais. Quem deseja participar do Coral, basta procurar a Renata ou Cleudivan, aos sábados às 15hs na Paróquia.


Grupo dos Coroinhas e Acólitos

Ao todo, 38 coroinhas e 15 acólitos participam da liturgia na Paróquia. A diferença está na idade: enquanto os coroinhas são crianças (7 a 14 anos) os acólitos são adolescentes e jovens (14 a 25 anos). O Papa João Paulo II se pronunciou a respeito da importância dos coroinhas e acólitos dentro da Liturgia. “Cuidai especialmente dos coroinhas, que são como um “viveiro” de vocações sacerdotais. Através do serviço do altar cada um deles aprende a amar cada vez mais o Senhor Jesus e descobrem a beleza da liturgia”.

A função do coroinha e do acólito é garantir maior dignidade ao Culto Eucarístico e Litúrgico por meio de um serviço organizado e capacitado, ao mesmo tempo em que busca oferecer àqueles que a ele se integrarem formação humana e cristã adequada à sua realidade de vida e idade.

De acordo com o responsável pelo grupo, Diácono Antônio Cleidivan, para ser um bom coroinha e acólito é necessário responsabilidade. Os meios utilizados na busca deste e de outros objetivos são os seguintes: reuniões periódicas de formação, cursos especiais de capacitação, retiro espiritual anual, direção espiritual, confissão freqüente, recreação e lazer.


Pastoral da Criança

Fundada há 27 anos, no Paraná, pela médica Zilda Arns, a Pastoral da Criança é mais um elo de amor, fé, compromisso e cidadania que une milhares de pessoas em todo o Brasil e em outros 19 países. Em nossa Paróquia, não é diferente: apesar do número pequeno de membros (apenas quatro), são muitos os frutos conquistados.

De acordo com as coordenadoras Cristina Maria e Elizete Silva, todo mês são realizadas visitas nas casas de 35 crianças cadastradas e nas casas das gestantes. O objetivo é levar a palavra de Deus, além de informações sobre saúde, dicas de alimentação, cidadania, segurança, entre outros. Outra atividade que a pastoral realiza é a “Celebração da Vida” com as mães e crianças assistidas, sempre no último sábado do mês no Salão Paroquial. Durante o evento, são realizadas palestras, orações, brincadeiras, lanches e a verificação do peso.

Para quem deseja ser membro da Pastoral ou quer ser uma mãe ou criança assistida, basta deixar o nome e telefone na secretaria da Paróquia.