No quinto dia de programação, a Dra. Célia Cals, geriatra, abordou o tema “A Velhice e o Idoso”, enfatizando que a vida da gente deve ser uma preparação para a vida eterna. Explicou que hoje temos duas culturas, a da morte, que é a que o mundo prega, como o consumismo, o aborto e a eutanásia. E a da Vida, que é a que Deus criou para nós, o amor.
“Temos que ter em nossos corações que envelhecer é uma experiência positiva, onde nos preparamos para ir ao encontro de Cristo, que é vida. Não se pode pensar que a doença, o sofrimento são castigos, punições, e sim um contato íntimo com Deus, uma aproximação com o nosso Criador, onde nos faz crescer, tornando-se sabedoria”, afirmou a médica.
Ao longo da palestra, foram dadas dicas para um bom envelhecimento, como orações, visitas periódicas ao médico, alimentação saudável, caminhadas, além de uma participação ativa na Paróquia. Os idosos são parte da estrutura familiar, essenciais para o desenvolvimento saudável de uma criança, por exemplo, onde esse pode ser tomado como modelo. Por isso, a importância do cuidado com os idosos, zelando pela saúde, além dos detalhes de amor.
“Uma vida longa serve para desenvolver sabedoria para si e para muitos. Entretanto a vontade de Deus pode oferecer uma vida breve, porém com muita sabedoria no coração”, finalizou a palestrante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu nome e email para que possamos te cadastrar em nossa lista!