sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Debate sobre temas polêmicos marcou o terceiro dia da Semana da Vida

Na quarta-feira (26/10), quatro palestrantes (Paulo de Matos, José Miranda, Maria Isabel e Reinaldo Córdova) debateram vários temas de interesse da família, como, por exemplo, a educação das crianças, o homossexualismo, as drogas e a violência. Um aspecto levantado quanto à infância é o de que a afetividade não pode ser um impedimento para o filho ser corrigido, pois a pessoa mimada terá dificuldades para renunciar a si mesmo no futuro. Além disso, foi enfatizado pela psicóloga Maria Isabel que os pais precisam conversar com os filhos e não deixar essa tarefa apenas para a escola, os amigos, etc.

Quanto ao homossexualismo, o advogado José Miranda disse que é algo comportamental e não uma doença, como muitos acreditam. Ele destacou ainda que hoje vivemos uma política internacional de ideologia de gênero, na qual se relativiza a família e a própria vida. O padre Paulo de Matos ressaltou que muitos jovens buscaram ajuda e conseguiram sair dessa situação, que é algo totalmente contra a natureza.

Ao final, os debatedores fizeram as suas considerações e ressaltaram que a família é atacada todo dia, pois atacando a família destrói-se a sociedade. E recomendaram que sigamos os ensinamentos de Cristo e não do mundo, pois podemos perder tudo, menos o céu.

Palestrante fala sobre como envelhecer bem com Deus e em oração

No quinto dia de programação, a Dra. Célia Cals, geriatra, abordou o tema “A Velhice e o Idoso”, enfatizando que a vida da gente deve ser uma preparação para a vida eterna. Explicou que hoje temos duas culturas, a da morte, que é a que o mundo prega, como o consumismo, o aborto e a eutanásia. E a da Vida, que é a que Deus criou para nós, o amor.

“Temos que ter em nossos corações que envelhecer é uma experiência positiva, onde nos preparamos para ir ao encontro de Cristo, que é vida. Não se pode pensar que a doença, o sofrimento são castigos, punições, e sim um contato íntimo com Deus, uma aproximação com o nosso Criador, onde nos faz crescer, tornando-se sabedoria”, afirmou a médica.

Ao longo da palestra, foram dadas dicas para um bom envelhecimento, como orações, visitas periódicas ao médico, alimentação saudável, caminhadas, além de uma participação ativa na Paróquia. Os idosos são parte da estrutura familiar, essenciais para o desenvolvimento saudável de uma criança, por exemplo, onde esse pode ser tomado como modelo. Por isso, a importância do cuidado com os idosos, zelando pela saúde, além dos detalhes de amor.

“Uma vida longa serve para desenvolver sabedoria para si e para muitos. Entretanto a vontade de Deus pode oferecer uma vida breve, porém com muita sabedoria no coração”, finalizou a palestrante.

A vida tem fim?

Confira as fotos do quarto dia da Semana da Vida:


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Desenvolvimento da Vida

Confira as fotos do terceiro dia da Semana da Vida:


Planejamento familiar foi tema do segundo dia da Semana da Vida

No segundo dia de palestras da Semana da Vida, a médica Marli Virgínia foi a convidada da noite para falar sobre o tema “planejamento familiar”. Ao abordar o assunto, ela lembrou que Deus criou o homem e a mulher para formarem uma só carne e se unirem por meio de um ato sexual, de caráter unitivo e procriativo. No entanto, apesar de ser divino, a médica ressaltou que vários pensadores deturparam o verdadeiro sentido da sexualidade. Como exemplo, ela citou o médico Sigismund Freud, que separou a sexualidade do amor e colocou o ato sexual fora do contexto familiar. Também citou o demógrafo Thomas Malthus, que pregou políticas antinatalistas e ressaltou que somente os ricos e fortes podem ter filhos. 

Outro exemplo citado foi o de Simone de Beauvoir, feminista francesa defensora da emancipação e igualdade da mulher. Além disso, Karl Marx, pensador alemão incentivador de uma sociedade hedonista, na qual a família só deveria existir para o prazer e a felicidade, sendo permitido o adultério, caso não houvesse satisfação no seio familiar. Por último, o antropólogo Francis Galton, outro membro da corrente antinatalista e da pílula contraceptiva.  

Todos esses exemplos de pensadores foram utilizados pela médica para explicar a destruição da família na sociedade atualmente e também para entender o motivo de 40,6% das mulheres brasileiras serem esterilizadas. A médica ressaltou a importância de nós cristãos católicos pensarmos de forma diferente dessa corrente de estudiosos e aderirmos à proposta de Cristo e Maria, que cumpriu a vontade de Deus e afirmou: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”, (Lc 1,38).


Confira as fotos do segundo dia da Semana da Vida:




Concepção da Vida

Vídeo exibido durante o primeiro dia
da programação:

Segunda-feira: Concepção da Vida

Confira as fotos do primeiro dia da programação!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Você está aberto à vida?

Primeiro dia de palestras da semana da vida aborda a Concepção da vida e traz testemunho de casal sobre o matrimônio

Na segunda-feira da Semana da Vida, duas palestras abordaram o tema “Concepção da Vida”. Antes, foi exibido um vídeo que mostrou o valor da família. Depois, o casal Rafael e Mariana contou um pouco do testemunho de vida dos dois. Há 19 anos casados, os dois têm nove filhos. O casal falou sobre o leito matrimonial e a importância do ato conjugal no casamento. “O sacramento se realiza plenamente no momento do ato conjugal”, definiu o casal.

Rafael e Marina exemplificaram com situações do dia a dia a importância do ato conjugal. “O quarto do casal deve ser um local exclusivo dos dois, o altar no qual se concretiza o sacramento do matrimônio. É um cômodo que não precisa ser mostrado, por exemplo, às visitas que frequentam a casa”, exemplificou Marina.
Os dois também esclareceram que estar aberto à vida não é simplesmente ter filhos. “O ato sexual sem estar aberto à vida é um ato egoísta. Estar aberto à vida é estar aberto à vontade de Deus. Os filhos nascem de diversas formas em nossas vidas. E o mais importante não é só ter filhos, mas educá-los na fé”.

Por fim, o casal concluiu deixando uma dica para maridos e esposas. “O homem não deve tratar sua mulher como se ela fosse um saco no qual ele descarrega todas as suas tensões do dia a dia. Nem a mulher deve satisfazer o seu marido vendo no ato uma moeda de troca e logo pensar ‘o que é que eu vou pedir a ele?’. O ato conjugal é simplesmente amor”, finalizou o casal.

Após a exibição de outro vídeo, desta vez mostrando uma simulação do caminho do espermatozóide até o momento do nascimento, foi a vez de Dra. Lenise Garcia falar sobre o surgimento da vida. A doutora em bioética, que é presidente do Movimento Brasil sem Aborto, mostrou nos slides todas as etapas da vida, desde o momento em que ocorre a penetração até o bebê se encontrar no meio dos pais. Para ela, a melhor forma de falar da vida. “Mostrar a beleza da vida é a melhor forma de falar da vida. As pessoas que tiram a vida das crianças com certeza não conhecem a beleza da vida, que está presente em cada etapa dessas”.

Além de falar sobre o surgimento da vida, Dra. Lenise enriqueceu a palestra abordando também assuntos  da atualidade, como as pesquisas com células-tronco e a reprodução assistida. No final, respondeu às perguntas dos presentes.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Programação da 2ª Semana da Vida

Missa de Abertura da 2ª Semana da Vida - CIclo da Vida, dom de Deus

A paróquia Imaculada Conceição, da M Norte, realiza entre os dias 24 a 30 de outubro de 2011 a segunda Semana da Vida. O evento que tem como tema “Ciclo da Vida, dom de Deus”, realizará durante os dias de sua programação missas, debates, palestras, música, apresentação teatral, virgília, procissão e adoração.

Confiram as fotos da missa de abertura:

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Campanha premia dois contribuintes e acumula videogame para próximo mês

A Campanha de contribuição voluntária "Minha casa em Caldas Novas" realiza o quarto sorteio para os contribuintes do projeto. O sorteio realizado no dia 16 de outubro, após a missa das 19h, na paróquia Imaculada Conceição, deu a cada premiado um videogame Nitendo wii. Este mês, um dos brindes sorteados foi acumulado pra o próximo mês, pois o sorteado não estava em dia com as contribuições da campanha, como prevê o regulamento.
  
O projeto "Minha casa em Caldas Novas" tem como objetivo intensificar as obras da paróquia e quitar as dívidas da finalização do projeto interno da paróquia. Durante os meses de pagamento do carnê os contribuintes concorrem a mais de R$200 mil reais em prêmios, com sorteios mensais.
 
Os contemplados com o sorteio de 3 Nitendo wii referente a quarta parcela do carnê são:

O primeiro colaborador sorteado tem como opção de pagamento boleto e estava com parcelas em aberto por isso o prêmio ficou acumulado para o próximo sorteio.
2º Helvécio da Silva Mafra - 1671
3º Andréa Cristina de Oliveira - 1752

Confira no vídeo do sorteio no último domingo:





A paróquia Imaculada Conceição agradece a todos os colaboradores e deseja boa sorte a todos para o próximo sorteio!