Na quarta-feira (26/10), quatro palestrantes (Paulo de Matos, José Miranda, Maria Isabel e Reinaldo Córdova) debateram vários temas de interesse da família, como, por exemplo, a educação das crianças, o homossexualismo, as drogas e a violência. Um aspecto levantado quanto à infância é o de que a afetividade não pode ser um impedimento para o filho ser corrigido, pois a pessoa mimada terá dificuldades para renunciar a si mesmo no futuro. Além disso, foi enfatizado pela psicóloga Maria Isabel que os pais precisam conversar com os filhos e não deixar essa tarefa apenas para a escola, os amigos, etc.
Quanto ao homossexualismo, o advogado José Miranda disse que é algo comportamental e não uma doença, como muitos acreditam. Ele destacou ainda que hoje vivemos uma política internacional de ideologia de gênero, na qual se relativiza a família e a própria vida. O padre Paulo de Matos ressaltou que muitos jovens buscaram ajuda e conseguiram sair dessa situação, que é algo totalmente contra a natureza.
Ao final, os debatedores fizeram as suas considerações e ressaltaram que a família é atacada todo dia, pois atacando a família destrói-se a sociedade. E recomendaram que sigamos os ensinamentos de Cristo e não do mundo, pois podemos perder tudo, menos o céu.