terça-feira, 29 de junho de 2010

Cadastre-se em nossa lista de emails

Quer receber os informativos e as informação da Paróquia Imaculada Conceição com exclusividade? Então cadastre-se já na lista de emails do AMIGOS DA IMACULADA!

É só enviar um email para: amigosdaimaculada@gmail.com com o assunto CADASTRAR, e pronto, já estará cadastrado em nossa lista!
Não perca tempo e faça parte dessa rede católica de comunicação!

Acesse nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece em nossa paróquia!

Um grande Abraço....
Pastoral da Comunicação
(comunicacao.imac@gmail.com)

sábado, 26 de junho de 2010

Papa ensina o que precisa guiar o apostolado dos fiéis

Bento XVI recebeu uma delegação de integrantes do Círculo de São Pedro na manhã deste sábado, 26, na Sala dos Papas do Palácio Apostólico Vaticano.

"Através do vosso empenho por satisfazer as necessidades dos menos favorecidos, vós difundis uma mensagem de esperança, que brota da fé e adesão ao Senhor [...]. Caridade e testemunho continuam a ser, assim, as linhas-guias do vosso apostolado", indicou.

Durante o encontro, a delegação entregou ao Pontífice o Óbolo de São Pedro recolhido nas igrejas de Roma, "atestado de participação na minha solicitude para com os mais necessitados", disse o Santo Padre.

O Papa ressaltou o exemplo de São João Maria Vianney como "modelo de vida evangélica não somente para os sacerdotes, mas também para os leigos, especialmente para aqueles que, como vós, estão empenhados no vasto campo da caridade. [...]  Continuai a ser um sinal concreto da caridade do Papa para com aqueles que se encontram em necessidade, seja no sentido material ou espiritual, bem como com os peregrinos que vêm a Roma de todas as partes do mundo para visitar os túmulos dos Apóstolos e encontrar o Sucessor de Pedro".

Por fim, o Papa confiou os integrantes do Círculo a Maria, Salus Populi Romani, expressando:

"Encorajo-vos a prosseguir com alegria nesta vossa ação, inspirando-vos incessantemente nos infalíveis princípios cristãos e buscando sempre novo vigor na oração e no espírito de sacrifício - como recita o vosso lema -, para trazer abundantes frutos de bem tanto na comunidade cristã quanto na sociedade civil".

Fonte: Canção Nova

sábado, 5 de junho de 2010

Carnê JUNTOS PODEMOS!! “Campanha Telhado da Igreja”



Confesso-vos que a cada dia que passa sinto uma maior confiança em nossa Igreja. Percebo que a nossa família está mais unida em nosso empenho de ajudar na manutenção da Igreja (telhado, carpetes, iluminação, etc.) e na elaboração de novos projetos (muro da paróquia, torre do sino, centro catequético-social, etc.) É motivado nesta confiança que anunciamos o lançamento de um carnê, com vigência de dois meses (duas parcelas únicas de R$ 50,00) que será oferecido nas missas em prol da reforma do telhado da Igreja, evitando assim os transtornos causados pelas chuvas. Teremos também um carnê de colaboração livre, para todos aqueles que desejem ajudar e não possam efetivamente fazê-lo na quantidade estipulada. Esta e outras iniciativas serão possíveis se contamos com a sua generosa ajuda.


Lembre sempre que JUNTOS PODEMOS!!

Festa de Corpus Christi movimenta paróquia

Neste ano, a Arquidiocese de Brasília viveu um Corpus Christi diferente. Em função do Congresso Eucarístico, o nosso Arcebispo, Dom João Braz de Aviz, determinou que o Corpus Christi fosse celebrado nas Paróquias, com missa, procissão e os tradicionais tapetes. E assim foi feito. Na nossa Paróquia pudemos vivenciar uma Eucaristia maravilhosa, seguida de uma bela procissão pelas ruas da M Norte.

A preparação começou logo cedo: os jovens da paróquia se reuniram na praça para montar um belo tapete, com imagens do Corpo e Sangue de Cristo, da Virgem Maria, do terço, do Espírito Santo e outras que nos remetem a várias passagens bíblicas. Os jovens mostraram que são verdadeiros artistas e não mediram esforços para concluir a montagem, que, por sinal, foi bastante elogiada por todos. Parabéns jovens pelo sim de vocês a Jesus e a Maria!

Diversas pastorais se empenharam durante todo o dia para a celebração do Corpus Christi. No Salão Paroquial, foi servido um almoço para todos que estavam trabalhando e, além disso, a Equipe da Liturgia, os músicos, acólitos, ministros e padres ajudaram na montagem da estrutura para celebração da missa.

Por volta das 17h30 iniciou a Eucaristia e, logo depois, saímos cantando e com as velas acesas pelas ruas da M Norte em uma emocionante procissão, que durou cerca de 1h30. Demonstramos nosso amor por Cristo Eucarístico e, ao fim, tivemos uma grande queima de fogos para comemorar esse dia tão importante para o católico. Que tenhamos mais momentos como esse, momentos reais de demonstração da nossa fé!




PARA VER MAIS FOTOS DO EVENTO E SEUS BASTIDORES

Por que fazemos o sinal da cruz com a mão direita, e não com a mão esquerda já que é o lado do coração?

* Por Monsenhor Marconi

Fazemos o sinal da cruz com a mão direita simplesmente por um costume nosso, é claro que na Sagrada Escritura nós temos colocações nesse sentido, como, por exemplo, no trecho em que Jesus diz: Os que estão a direita ide benditos, e os que estão a esquerda ide malditos. Porém essa citação é apenas uma forma de dizer que haverá uma separação de duas classes.

O costume de usar a mão direita veio do povo, por valorizar o lado direito como privilegiado, por isso, o hábito de sentar-se a direita de quem te convida. Isso vem desde o tempo do Judaísmo, e também no Cristianismo há um lugar de destaque aos que estão à direita. Por essa razão, os pais ensinam as crianças a fazer o sinal da cruz com a mão direita e a fazer a genoflexão com o joelho direito, na intenção de um lugar de privilégio junto de Deus.


Fonte: Rádio Nova Aliança

CD da Hora: Caminho Novo, do cantor Róger Naves

Agenda Cultural

Róger Naves é mais um fruto da nossa Arquidiocese. Ele começou a cantar aos 10 anos de idade, em um coral de crianças, na Paróquia Cristo Redentor em Taguatinga/DF. Com seu primeiro CD solo - Caminho Novo - lançado em fevereiro deste ano, Róger segue evangelizando a fim de “proporcionar a todos aqueles a quem o Senhor o enviar, um verdadeiro encontro com Deus”.



Filme da Hora – Uma Prova de Amor

Agenda Cultural



O filme é um drama vivido pelas atrizes Cameron Diaz e Abigail Breslin. A vida da família de Kate muda a partir de sua doença. A mãe, vivida por Cameron, e a irmã Anna passam a viver em função da vida e melhora da pequena Kate. Anna foi concebida para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida de Kate, porém essa situação começa a criar conflitos em sua mente, ao ponto que questionarmos: Até que ponto você iria para salvar sua família?

Pedofilia, uma chaga social

Nada atenua esses crimes; um só caso de pedofilia, praticado por um padre, um religioso ou uma religiosa é sempre demais, é abominável. A Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República coordena, desde 2003, o Disque 100, serviço nacional de denúncia de violências contra crianças e adolescentes. Três anos antes, fora promulgada a Lei nº. 9.970/00, que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A data foi escolhida porque, em 18 de maio de 1973, em Vitória, um crime bárbaro chocou o país, quando a pequena Araceli, de apenas oito anos, foi seqüestrada, espancada, estuprada e assassinada. Esse crime, apesar de sua gravidade, permanece impune. Segundo a referida secretaria, o Disque 100 já registrou 8.799 denúncias nos quatro primeiros meses deste ano, atingindo uma média de 73 denúncias por dia.

Os registros de violência sexual contra meninos e meninas representam 32% do total das 123.322 denúncias recebidas desde 2003. Das denúncias de violência sexual registradas no Disque 100 em 2010, 66% são de abuso sexual, e 33%, de exploração sexual. Em 2009, o abuso sexual representou 64% dos registros.

Pesquisas sérias têm registrado que a grande maioria dos agressores sexuais de crianças e adolescentes são adultos casados, aí incluídos os próprios pais, padrastos, tios, vizinhos e até os avôs. Ou seja, esse tipo de comportamento criminoso não está relacionado com o celibato. Trata-se de realidade preocupante, presente em vários segmentos de nossa sociedade, e que merece a atenção de todos para que possa ser revertida. Faz parte da caminhada da Igreja no Brasil o engajamento corajoso e sistemático na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

A Pastoral do Menor foi protagonista importante na elaboração do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Além de ir ao encontro desses pequeninos que perambulam ou vivem pelas ruas e praças das grandes cidades, atua em abrigos, acolhendo adolescentes vítimas de abandono e violência e usuários de drogas.

Atua também na promoção e no controle de políticas públicas, marcando presença em nove conselhos estaduais e em mais de cem conselhos municipais. O número de crianças e adolescentes atendidos chega a 100 mil em todo o país.

A Pastoral da Criança, presente em 4.027 municípios, conta com mais de 230 mil voluntários e atendeu, em 2009, mais de 1,6 milhão de crianças e mais de 1,4 milhão de famílias em todo o Brasil. O Regional Norte 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que inclui os Estados do Pará e do Amapá, apoiado pela presidência da conferência, empenhou-se decididamente pelo sucesso da CPI da pedofilia realizada na Assembléia Legislativa do Pará.

Paradoxalmente, a própria Igreja vem sofrendo profundamente, nos últimos tempos, por causa de alguns de seus sacerdotes e religiosos, envolvidos em casos de abusos sexuais. Nada pode justificar nem atenuar esses crimes. Um só caso de pedofilia, praticado por um padre, um religioso ou uma religiosa é sempre demais, é abominável. O papa Bento XVI tem manifestado publicamente sua dor, que é a de todos os católicos, pedindo perdão às vítimas e seus familiares, em nome da Igreja, e estabelecendo normas precisas para a investigação e punição dos culpados.

A CNBB, em sua Assembléia Geral, realizada de 4 a 13 de maio deste ano, em Brasília, também refletiu amplamente sobre essa questão tão grave, estabelecendo metas concretas de ação. Que a Virgem Mãe Aparecida nos assista nesses momentos graves de nossa história.

Dom Dimas Lara Barbosa

Secretário-Geral da CNBB

Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Capela: Expressão do belo

Com capacidade para comportar 120 pessoas sentadas, a nossa Capela foi entregue totalmente reformada no dia 10 de maio, data do aniversário de dedicação da Paróquia. A reforma seguiu o projeto original e tem uma estética concreta guiada pela beleza. De acordo com o Padre Marcos, a idéia foi caprichar nos detalhes a fim de levar Cristo, expressão maior da beleza, para os fiéis.

Quem já participou das missas na Capela, já deve ter notado alguns detalhes importantes. O rugoso das paredes, por exemplo, simboliza o útero da mulher prestes a dar a luz. Nesse contexto, a Igreja é um útero que gera o homem novo, capaz de levar o amor de Deus às pessoas. A Capela também é bastante clara, porque Cristo é a luz do mundo e, nesse sentido, a iluminação torna-se fundamental.

O carpete vermelho cria a sensação de se estar num lugar santo, e os vitrais trazem o termo PALAVRA expresso em três línguas diferentes Verbum (latim); Logus (grego) e Dabar (hebraico). A acústica também é diferenciada, o que torna desnecessário um sistema de som para celebrar as missas. Segundo o Padre Marcos, os contrastes ressaltam aquilo que contemplamos. “O carpete vermelho, a parede branca e os bancos de madeira tornam belos os espaços litúrgicos e expressam o amor de Deus por nós”, ressaltou.

A reforma durou quatro meses e o investimento foi bastante alto, porém os eventos como Feijoada do Dia das Mães, Baile da Amizade e o dízimo foram fundamentais para a finalização da obra. “Sem a ajuda dos paroquianos não teríamos conseguido terminar a reforma. Agora é um tempo novo de aproveitar o espaço tão belo que Deus nos concedeu. A realidade de hoje nos ajudará a esquecer o dia de ontem e olharmos somente para o amanhã que desponta. Esse é o nosso desejo”, destacou Padre Marcos.


No dia em que comemoramos o aniversário de sete anos da dedicação de nossa paróquia, presenciamos a inauguração na nova capela da Paróquia Imaculada Conceição


PARA CONFERIR MAIS FOTOS DESTE EVENTO

Missa de encerramento do CEN




Cobertura fotográfica da Missa de encerramento do XVI Congresso Eucarístico Nacional produzida pelo fotografo Francisco Rodrigues da Pascom.


Missa e adoração com os Jovens CEN



Cobertura fotográfica da Missa e adoração com os Jovens do XVI Congresso Eucarístico Nacional produzida pelo fotografo Francisco Rodrigues da Pascom.


Procissão do Santíssimo com os Bispos. Saindo do centro de convenções


Cobertura fotográfica da Procissão do XVI Congresso Eucarístico Nacional produzida pelo fotografo Francisco Rodrigues da Pascom.



Celebração com os Bispos, nas paróquias



Cobertura fotográfica da Celebração com os Bispos, nas paróquias do XVI Congresso Eucarístico Nacional produzida pelo fotografo Francisco Rodrigues da Pascom.


Missa de Abertura do XVI Congresso Eucarístico Nacional



Cobertura fotográfica da Missa de Abertura do XVI Congresso Eucarístico Nacional produzida pelo fotografo Francisco Rodrigues da Pascom.

Missa do Aniversário da 1º Celebração em Brasília



Cobertura fotográfica da Missa do Aniversário da 1º Celebração em Brasília produzida pelo fotógrafo Francisco Rodrigues da Pascom.

Missa de Jubileu de Ouro da Arquidiocese de Brasília




Cobertura fotográfica da Missa de Jubileu de Ouro da Arquidiocese de Brasília produzida pelo fotografo Francisco Rodrigues da Pascom.



sexta-feira, 4 de junho de 2010

Coroação de Nossa Senhora

Por Verônica Lunguinho

No último dia do mês de maio, nossa paróquia caprichou na homenagem a Maria. Cerca de 30 crianças participaram da tradicional coroação a Nossa Senhora. Mesmo numa segunda feira, os paroquianos compareceram em peso, enchendo a igreja. Nos bastidopres, as crianças estavam ansiosas pela apresentação. A equipe que arrumou as crianças cuidou de todos os detalhes com muita dedicação. Figurino, maquiagem, símbolos, tudo escolhido com muito carinho.
.
.




quarta-feira, 2 de junho de 2010

Peregrinos adoradores de Cristo Eucarístico

Por Patrícia Gomes
.
A distância, as longas horas de viagem e o banco desconfortável do ônibus não impediram que centenas de peregrinos viessem dos lugares mais distantes para o centro do país, a fim de participar do XVI Congresso Eucarístico Nacional. Vieram não para conhecer a sede do Poder ou a arquitetura arrojada da cidade, mas sim para vivenciar e celebrar a presença real de Jesus na Eucaristia.

A senhora Helena Vieira, 72 anos, saiu de Imperatriz (MA), a 1.140 km de Brasília. Sempre muito disposta, organizou a excursão e a partida da caravana com cerca de 60 pessoas, na sua maioria mulheres com mais de 50 anos. A viagem vinha sendo planejada desde janeiro e o contato era mantido com uma freira e outra voluntária de Brasília, que cuidaram da hospedagem do grupo e dos preparativos para recebê-las.

Segundo uma das participantes da caravana, Conceição Medeiros, 63 anos, a recepção foi bastante agradável e não houve nenhuma dificuldade. “Nós estamos hospedadas no Instituto São Boaventura, as instalações são muito boas, fizemos um passeio até o Santuário São Francisco e não temos do que reclamar. As duas voluntárias nos ajudaram muito e fizeram o possível para que a nossa acomodação ocorresse da melhor maneira possível”, ressaltou. A hospedagem foi tranqüila, porém outros detalhes impressionaram a caravana animada das maranhenses. “A cidade é muito diferente, o trânsito, a arquitetura, é tudo ao contrário de Imperatriz. Realmente ficamos muito impressionadas com Brasília”, destacou Conceição.

Se o grupo de Imperatriz passou horas dentro do ônibus, com a caravana da Bahia não foi diferente. Max Sabrino, 17 anos, estudante e natural de Mucugê (BA), enfrentou 22 horas de ônibus até Brasília e não achou a viagem cansativa. “Nós viemos vendo filme, cantando e rezando e, dessa forma, nem vimos o tempo passar”, comentou. Em relação à hospedagem, disse que só tem elogios. “Eu e mais algumas pessoas estamos hospedadas nas casas de pessoas conhecidas no Cruzeiro Novo. Temos direito ao café da manhã, almoço e jantar, ou seja, tudo do bom e do melhor”, comemorou. Max está achando o Congresso muito bom, mas espera ansioso pela Vigília Jovem no sábado. “Acho que vai ser um momento muito importante de reunião de jovens de vários lugares do país”, enfatizou.

Já outros peregrinos gastaram pouco mais de duas horas para chegar até a capital federal. Foi o caso da cearense Conceição Rodrigues, 56 anos, que veio sozinha de avião de Fortaleza e foi recepcionada com muita festa por pessoas conhecidas moradoras da Asa Sul. Bastante animada, Conceição disse que Brasília estava precisando de um momento de fé como o Congresso Eucarístico. “Essa reunião de milhares de pessoas no centro do poder vem provar para os difamadores da nossa Igreja que nós amamos Jesus Eucarístico e queremos manifestar a nossa fé cada vez mais”, reforçou. E Conceição vai esticar a viagem, pois pretende ficar até o final do mês para participar da Festa de Pentecostes no Parque Leão. “Vou aproveitar e ficar mais um pouco para esse evento, eu quero sentir de perto a religiosidade da capital federal”, afirmou.

Se Brasília é tida como um lugar vazio e de pessoas frias, a recepção calorosa dos brasilienses aos peregrinos vem provar que a cidade é acolhedora e sabe receber com muito amor os irmãos adoradores de Jesus Eucarístico.

Intenções de oração do Papa para o mês de junho

Nas intenções de oração para o mês de junho, o Papa Bento XVI rez pelo respeito à vida humana e pelas Igrejas na Ásia. Como intenção geral, o Santo Padre roga para que todas as instituições "se empenhem para garantir o respeito pela vida humana, desde a concepção até a morte natural". E, em sua intenção missionária, Bento XVI pede "para que as Igrejas na Ásia, que constituem "um pequeno rebanho" entre as populações não cristãs, saibam comunicar o Evangelho e testemunhar com alegria a sua adesão a Cristo".

Todos os meses o Papa confia suas intenções ao apostolado da oração. Esta iniciativa é seguida por milhões de pessoas em todo mundo.
.