Por Diácono Antônio Cleidivan
Em primeiro lugar, a Liturgia da Palavra prepara a comunhão do Pão Eucarístico. A celebração eucarística é um todo bem integrado, em que uma parte prepara a outra. (Catecismo da Igreja Católica, n° 1408). Por outro lado, o primeiro mandamento da Igreja recomenda: “Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho” (CDC, cân. 1246-1248. Catecismo da Igreja Católica, n° 2042).
Enfim, a Igreja – que é mãe e pedagoga – considera que, chegando à missa até o Evangelho, pode-se ainda comungar. É preciso, no entanto, evitar sempre o atraso. Quem, por ignorância ou má fé, tem por hábito não participar da Liturgia da Palavra, deve repensar sua recepção da comunhão.
Adorei a explicação e sempre que tenho oportunidade, quando em palestras nas comunidades de minha paróquia, procuro falar-lhe da seguinte forma:Às vezes somos convidados para uma festa e nos esmeramos em honrar a pessoa que nos convidou, tentando chegar muitas vezes até minutos antes do horário marcado. Porém pode nos ocorrer imprevistos que venham a ocasionar o nosso atraso e claro, isso não será condição para nosso Anfitrião não nos deixar participar do grande banquete que Ele nos preparou.
ResponderExcluirAvelina Rosa de Melo
ResponderExcluiremail: honorato_avelinaaraujo@hotmail.com